quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

REFLEXÃO E TEORIA JUNTAS EM SALA DE AULA

Nos dias 19, 23 e 24 de novembro, o Professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Filomena Scatena Christofano, Éder Miralha, proporcionou aos seus alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental uma aula diferenciada e um tanto quanto reflexiva, e o melhor: de uma forma dinâmica e inusitada! Os alunos jamais poderiam imaginar o que um simples texto em prosa poderia ocasionar.

O texto escolhido pelo habilidoso docente foi de Machado de Assis, intitulado “Um Apólogo”, texto esse que possui personagens que não são como os personagens comuns que estamos acostumados a ver, são personagens que não são seres humanos mas possuem atitudes e características de humanos: são os chamados seres inanimados. No caso do texto utilizado nessa aula, os personagens eram linha, agulha e alfinete.

Houve uma enorme interação com a leitura, segundo relatos do docente “os alunos pararam e pensaram sobre a vida, e isso é difícil de acontecer na idade deles”. O texto em si retrata a forma com a qual nos relacionamos com os demais e retrata como devemos nos esforçar para trabalharmos em equipe e com união, sem desavenças, pois se houver desavença “a agulha não leva a linha para lugar algum”. A obra de Machado mostra também que somos todos iguais e que a arrogância não deve ter vez em nossas vidas.

Além de todo o momento diferente que os alunos tiveram, foram realizados também exercícios da apostila didática, os quais tinham como objetivo mostrar o gênero textual da obra, elementos narrativos, características, finalidade e detalhamento sobre os personagens. “A parte da reflexão despertou o gosto dos alunos pela parte teórica” – concluiu Éder.