Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da EE Monsenhor Sarrion desenvolveram nas aulas de Tecnologia e Inovação a atividade da “Situação de Aprendizagem 4 – Ponte de Palitos”, orientados pela professora Franciane Negrão Domingos.
A atividade aconteceu durante as aulas de Tecnologia e Inovação no 1º Bimestre de 2022. Confira a seguir detalhes do planejamento da atividade e a apresentação do trabalho de um dos grupos.
ATIVIDADE PONTES DE PALITOS - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
Serie: 9° ano A - E.E. Monsenhor Sarrion
OBJETIVO GERAL:
Projetar estruturas simples e identificar suas características referentes à rigidez.
Objetivos Específicos:
• Valorizar as intervenções criativas no projeto;
• Fomentar uma atitude maker de investigação, curiosidade e experimentação;
• Disseminar uma cultura de sustentabilidade e reuso de materiais;
• Incentivar a melhoria do projeto, após avaliação;
• Dar sugestões em vez de instruções.
ALUNOS ENVOLVIDOS:
Alberto Bertoni Trombeta, n° 1
Amanda Torres de Sá, n° 2
Feliphe Antunes Costa Santos, n° 12
João Francisco Caravina, n° 16
Júlia Grassi, n° 17
Pedro Henrique Bastazin de Oliveira, n° 31
ORGANIZAÇÃO/DESENVOLVIMENTO:
A atividade foi proposta seguindo a apostila Currículo em ação – 9 anos, cujo objetivo é o de averiguar que a figura geométrica triângulo é mais estável para a construção de estruturas na construção civil como pontes.
Os alunos foram reunidos em grupos de 6 alunos foi pedido que fizessem uma pesquisa sobre os tipos de pontes e quais as características de cada método construtivo. Após a pesquisa escolheriam um método, construiriam, usando palitos e cola, uma miniatura dessa ponte e testariam o quanto ela aguentaria antes de se romper.
APRESENTAÇÃO:
Na apresentação do grupo deveria constar todo o estudo antes do projeto e um vídeo sobre o rompimento da ponte. A apresentação foi realizada no dia 04/04/2022.
Pesquisa dos alunos:
Tipos de pontes
Pela estrutura disposta em triângulos, há mais sustentação nas pressões feitas sobre ela.