segunda-feira, 11 de abril de 2022

Núcleo Pedagógico da DERPP realiza formação de Tecnologia e Inovação para os Anos Iniciais


Promover a formação continuada da professora coordenadora, dos docentes dos Anos Iniciais da E.E. Filomena Scatena Christófano e dos formadores dos municípios parceiros foi o objetivo de uma ação do NPE da Diretoria de Presidente Prudente que propiciou reflexão e práticas sobre Tecnologia e Inovação para os Anos Iniciais.

No último dia 06 de abril de 2022, docentes, professores coordenadores, supervisores e formadores de Anos Iniciais participaram da Orientação Técnica “Tecnologia e Inovação nos Anos Iniciais: reflexões e articulação com a prática docente”, oferecida pelo Núcleo Pedagógico e que trouxe subsídios para o desenvolvimento dos eixos do componente Tecnologia e Inovação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A formação também proporcionou aos participantes vivências práticas contemplando as premissas fundamentais e estudos sobre a Diretriz Curricular com ênfase nos três eixos do componente de Tecnologia e Inovação: Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), Letramento Digital e Pensamento Computacional.

Para o engajamento dos participantes os formadores Patricia Cristina (PCNP dos Anos Iniciais) e Marcos Leonel (PCNP de Tecnologia) utilizaram as metodologias Rotação por Estações e Gamificação, além de desenvolver atividades que envolveram a Cultura Maker.

As atividades plugadas e desplugadas oportunizaram muito conhecimento sobre conceitos e temas do componente Tecnologia e Inovação: Pixel, Pensamento Computacional, Programação, Narrativa Digital e Cultura Maker; sempre referenciando as Situações de Aprendizagem do Caderno do Aluno do Currículo Paulista.

Segundo a PCNP Patrícia “o trabalho com Tecnologia e Inovação nos Anos Iniciais proporciona aos alunos maior engajamento nas aulas, fundamental para o desenvolvimento das habilidades de todos os componentes”. Para Marcos, PCNP de Tecnologia, “usar tecnologia na educação significa o aluno saber criar e usar de forma crítica, ética e responsável os recursos tecnológicos, desenvolvendo a leitura e a escrita no mundo digital, premissa no Letramento Digital”.

Os participantes avaliaram positivamente a formação que, segundo eles, foi muito esclarecedora e bastante motivadora, construtiva e animada, proveitosa e produtiva, um encontro totalmente satisfatório, com interação, dinâmico, muito didático, e o principal, com a prática que agregou saberes sobre um tema totalmente novo para alguns.

Confira fotos, produções dois participantes e materiais formativos do evento:

https://drive.google.com/drive/folders/1mVBpYEUImVvXpZ4KRxolypCPEFqBxxG8?usp=sharing

Os formadores agradecem a parceria e colaboração dos participantes.

Momento Expectativas e Acolhimento da OT.

A Gamificação foi utilizada como metodologia para engajamento dos participantes.

Uso do recurso Doodle, do Google, para trabalhar a lógica de programação.

Tirinhas de HQ elaboradas pelos participantes da OT.

Uso do aplicativo Storyboard That para construção de tirinhas de HQ.

Momento mão na massa – Cultura Maker – construção do robô.