terça-feira, 22 de novembro de 2022

EEEI PROFESSOR ARLINDO FANTINI PROMOVE CULMINÂNCIA DE ATIVIDADES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E EDSG

 

A unidade escolar promoveu atividades que desenvolveram o protagonismo dos estudantes durante todo o semestre e que culminaram em um evento aberto à comunidade.

Jéssica Alves Beloni – CGPAC Ciências Humanas (E.F)

Reinaldo Ignez de Oliveira – CGPAC Ciências Humanas (E.M)

 Aos 18 de Novembro de 2022, a escola, assumindo um novo formato, o Programa de Ensino Integral, realizou seu primeiro evento didático diante o Dia da Consciência Negra. A escola Arlindo Fantini, enquanto um espaço de aprendizagem e desenvolvimento plural e cultural, compreende a necessidade, frente a história e a estrutura social do nosso País, em se trabalhar temas contra o preconceito em suas inúmeras formas, assumimos a responsabilidade por uma Educação Antirracista. A educação é o principal mecanismo de combate ao racismo, a partir dela é possível atuar tanto na conscientização acerca dos danos que a prática provoca quanto no compartilhamento de saberes culturais e históricos de povos africanos.

 Durante o evento, oficinas de aprendizagem foram desenvolvidas pelos estudantes, mediados pelos docentes, do ensino Fundamental e Médio. O projeto foi organizado pelos CGPACs de Ciências Humanas Jéssica Beloni (EF) e Reinaldo Ignez de Oliveira (EM), apoiados pelos professores da unidade escola, direcionando o trabalho em temas relacionados a uma Educação Antirracista, EDSG (Educação para diversidade sexual e de gênero) e as ODS 4, 5 e 10.

A unidade escolar contou com a participação do grupo de Capoeira e apresentações de danças e música em sua abertura. Espaços temáticos foram organizados abordando várias pautas, como Indicações Literárias com a produção de diários de leitura, realizados pelos estudantes dos 9ª anos a partir do livro Leite do Peito, de Geni Guimarães, autora negra que pertence as baixas estatísticas de mulheres negras presentes na literatura brasileira, bem como comidas típicas, jogos e esportes africanos, histórias em quadrinhos, relações étnico raciais no ensino de química, apresentações artísticas e biográficas, e organizado pelos professores Douglas e Solange, as alunas do 3º ano B, Ana Beatriz, Thaysa, Mariana, Maria Vitória e Thalita obtiveram formação e apresentaram “O racismo estrutural no Brasil e o Afrofuturismo”. Por fim, houve o Mural das Sensações, onde os estudantes puderam deixar seu feedback sobre o evento, expressando sua opinião e sentimento.

Durante o processo, as alunas Maria Clara, Mariany e Mailize do 9º ano B mostraram sua excelente aptidão em processos criativos, no concurso promovido pela escola, que direcionou a criação de um logo e frase para o evento. Durante o semestre, os estudantes do Ensino Fundamental puderam contar com a presença da Trancista Helen Dayara para uma oficina com alguns estudantes de cada sala, que se tornaram replicadores de seus ensinamentos em suas turmas nas aulas de Protagonismo Juvenil, orientadas pelas professoras Rosineide e Tatiane, promovendo o protagonismo e a interação entre os alunos. Já no segmento do Ensino Médio, foi proporcionado uma roda de capoeira com a participação de todas as salas, levando ao maior engajamento desse turno.

O evento foi prestigiado pelos estudantes da escola, bem como familiares e o convite se estendeu a comunidade. Contou-se com a presença da equipe da Diretoria de Ensino, com a Supervisora Erika, os PECs de Ciências Humanas Susan e Carlos Eduardo e a dirigente de ensino Marta Primo, expressando-se de maneira positiva e significativa diante o evento, deixando claro a importância de uma educação Antirracista, reafirmando que estamos no caminho certo.