Tendo em vista o surto de dengue em nossa cidade e os acidentes envolvendo animais peçonhentos, acreditamos na necessidade de informar nossos alunos e toda a comunidade escolar sobre esses problemas, quais são as formas de profilaxia e assim sensibilizar a comunidade escolar para mudanças de atitudes que levem a diminuição da proliferação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e vetores de outras doenças, como ratos e baratas.
Durante as aulas, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, se envolveram em atividades interdisciplinares, em aulas que abordaram várias temáticas envolvendo a Dengue: quais são os números de contaminados no país, no estado e no município e as regiões da cidade nas quais se encontram os focos da doença, o estudo do vírus causador da dengue, os sintomas e os riscos à saúde, as formas de prevenção da doença, e também realizaram a produção de repelente e difusor de citronela. Também estudaram a importância do saneamento básico como forma de redução dos focos da dengue, além dos riscos dos animais peçonhentos e como diminuir sua proliferação.
Além de trabalhar a temática em sala de aula, por meio de um “Dia D de combate à Dengue”, o projeto se estendeu para além dos muros da escola. Os estudantes atuaram como protagonistas no decorrer das atividades do Projeto, e pelo engajamento dos participantes, foi possível notar que as ações para sensibilização e conscientização foram de grande relevância.
Além do impacto na comunidade escolar, o projeto também conseguiu alcançar outros moradores do Bairro Humberto Salvador, que receberam orientações na porta de suas casas sobre as formas de prevenir a dengue em suas residências e também sobre a importância do saneamento básico para a prevenção de outras zoonoses.
Após a realização do projeto, não houve mais descarte de resíduos no terreno localizado em frente a escola.