Evento reuniu autoridades locais e alunos e professores da EE Francisco Pio Benguella
15/08/2023, 14:42 por: Assessoria de Comunicação Institucional FCT Unesp Presidente Prudente
Com a expectativa pairando pelo ar e os corações cheios de entusiasmo, a Biblioteca da FCT Unesp e o Comitê de Ação Cultural (CAC) estiveram presentes nesta sexta-feira (11) a convite da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente para prestigiar a tão aguardada reinauguração da Sala de Leitura “Djamila Ribeiro” da Escola Estadual Francisco Pio Benguella, em Espigão, distrito de Regente Feijó.
A cerimônia de abertura foi conduzida pela diretora da Escola Estadual Francisco Pio Benguella, Iracema Neri Evangelista.
O evento contou com a participação da supervisora e representante da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, Claudinete Santos; a Professora e Especialista em Currículo (PEC) de Língua Portuguesa, Maria Nilceia de Souza Tureta; a Professora Especialista em Currículo (PEC) Tutora, Paula Marielly Marques Alves; a Dirigente Municipal da Educação, Telma Regina dos Santos Silveira; as Diretoras coordenadoras da EMEIF, Magda Rodrigues de Almeida Lopes e Edilaine Lorente de Oliveira; a Coordenadora de vagas do Município de Regente Feijó, Eliete Caldeira; a Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Luciani Arão Dias; e a Assessora Pedagógica da Educação Infantil – Creche, Vânia Malacrida. Por parte da FCT, a diretora da Biblioteca da FCT Unesp, Micheli Oshima e a representante local do Comitê de Ação Cultural (CAC), Virginia Nicoluci, também estiveram presentes.
Durante o evento houve uma apresentação de acolhimento com a música “Um refrão pra sua Alma”, com as alunas do 7º ano, Yasmin e Naiele, além de indicação de leituras por alunos do 6º ao 9º ano.
Segundo a diretora da Escola Estadual Francisco Pio Benguella, Iracema Neri Evangelista, o nome da sala de leitura como Djamila Ribeiro surgiu do pensamento de ter ideias que se expressam no mundo. “Djamila é uma pesquisadora que trabalha muito sobre a negritude da mulher e o espaço dela na sociedade. É um nome mais que merecido. Quem sabe um dia ela possa nos dar a honra de compartilhar um pouco desse conhecimento. Então, é uma maneira de dizer para todas as meninas negras dessa comunidade que nós podemos ser cientistas, médicas, filósofas, podemos correr o mundo em busca dos nossos sonhos e ter voz.”
Para a diretora da Biblioteca da FCT, Micheli Oshima, “a parceria firmada entre a Biblioteca e a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente traz uma grande importância para a Unesp, não só sobre a questão da leitura e o conhecimento, mas também pelo fato de abrir as portas e convidar esse alunos que também poderão futuramente vir a ser estudantes da universidade para conhecer os laboratórios, dependências, atividades, ações que são realizadas aqui e conhecer também o espaço da biblioteca que podemos estar oferecendo”.
Disponível em: https://www.fct.unesp.br/#!/noticia/1450/cac-participa-de-reinauguracao-de-sala-de-leitura-em-espigao. Acesso em: 16 ago. de 2023.