Foto 1: Primeiro dia de formação
Na sexta-feira (11/08), a formação aconteceu para os professores de Matemática, onde os mesmos conheceram e aprenderam a utilizar a Plataforma Khan Academy, à frente da formação estiveram Erika Rodrigues e Aline Abucarma, ambas Especialistas em Currículo do componente curricular de Matemática.
Já na segunda-feira (14/08), foi a vez dos professores de Língua Portuguesa, os quais conheceram e experienciaram a utilização da Plataforma Redação Paulista. A formação foi conduzida pelos PEC Nilcéia Souza, especialista em currículo de Língua Portuguesa e Carlos Rogério, especialista em currículo de Arte.
Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de vivenciarem algumas atividades abordando as seguintes estratégias de ensino: Dinâmica; Leitura Inicial da autora Ruth Manus; Aula Expositiva Dialogada; Trabalho em grupo e Oficinas.
Com a utilização das plataformas, os professores poderão trabalhar com atividades matemáticas gamificadas e propostas de redações com diferentes gêneros textuais. Cada aluno aprende no seu próprio ritmo, conforme suas necessidades (personalizado/ adaptativo); há visibilidade do engajamento e evolução da aprendizagem de cada estudante, permitem ações pedagógicas mais eficazes; conta com conteúdo interativo e personalizado que atrai curiosidade e interesse dos estudantes; gera resultados efetivos quando devidamente integrada à rotina pedagógica.
De acordo com as PEC, os estudantes terão a oportunidade de ampliar a aprendizagem nos componentes curriculares, minimizar defasagens, e aprimorar, inclusive, a competência leitora, escritora, o letramento matemático e o raciocínio lógico dedutivo para a construção dos processos cognitivos.
AS PLATAFORMAS
REDAÇÃO PAULISTA
O objetivo desta plataforma é fortalecer a competência escritora dos estudantes, ampliando as possibilidades de aprendizagem, além de proporcionar apoio à correção e devolutiva docente, de forma a disponibilizar dados para ações pedagógicas mais assertivas e individualizadas.
Foto 2: PEC Nilcéia Souza embaixadora de Língua Portuguesa Foto 3: Professores de LP e Coordenadores participando da dinâmica
KHAN ACADEMY
Visa apoiar a compreensão dos níveis de aprendizagem individual dos estudantes, facilitando seu diagnóstico e amparando a seleção de recursos para fortalecer e diversificar as práticas pedagógicas em Matemática. Possibilitar a construção de trilhas personalizadas através da interação dos estudantes com a plataforma, respeitando os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem através da interação com tecnologia educacional de abordagem gamificada.
Foto 3: PEC Érika Rodrigues embaixadora de Matemática Foto 4: Professores de Matemática navegando na Plataforma
O próximo passo desta ação é a replicabilidade da formação, até ao final do mês de agosto, nas respectivas Unidades Escolares com o apoio dos coordenadores e dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.