quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Diretoria de Ensino de Presidente Prudente oferece formação aos professores de Matemática, Língua Portuguesa e coordenadores das escolas estaduais sobre o uso das Plataformas Educacionais

 

Foto 1: Primeiro dia de formação

Na sexta-feira (11/08), a formação aconteceu para os professores de Matemática, onde os mesmos conheceram e aprenderam a utilizar a Plataforma Khan Academy, à frente da formação estiveram Erika Rodrigues e Aline Abucarma, ambas Especialistas em Currículo do componente curricular de Matemática.

Já na segunda-feira (14/08), foi a vez dos professores de Língua Portuguesa, os quais conheceram e experienciaram a utilização da Plataforma Redação Paulista. A formação foi conduzida pelos PEC Nilcéia Souza, especialista em currículo de Língua Portuguesa e Carlos Rogério, especialista em currículo de Arte. 

Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de vivenciarem algumas atividades abordando as seguintes estratégias de ensino: Dinâmica; Leitura Inicial da autora Ruth Manus; Aula Expositiva Dialogada; Trabalho em grupo e Oficinas. 

Com a utilização das plataformas, os professores poderão trabalhar com atividades matemáticas gamificadas e propostas de redações com diferentes gêneros textuais. Cada aluno aprende no seu próprio ritmo,  conforme suas  necessidades  (personalizado/  adaptativo); há visibilidade do  engajamento e  evolução da  aprendizagem de  cada estudante,  permitem ações  pedagógicas mais  eficazes; conta com conteúdo interativo  e personalizado que  atrai curiosidade  e interesse dos  estudantes; gera resultados  efetivos quando  devidamente  integrada à rotina  pedagógica.

De acordo com as PEC, os estudantes terão a oportunidade de ampliar a aprendizagem nos componentes curriculares, minimizar defasagens, e aprimorar, inclusive, a competência leitora, escritora, o letramento matemático e o raciocínio lógico dedutivo para a construção dos processos cognitivos.


AS PLATAFORMAS

REDAÇÃO PAULISTA

O objetivo desta plataforma é fortalecer a competência escritora dos estudantes, ampliando as possibilidades de aprendizagem, além de proporcionar apoio à correção e devolutiva docente, de forma a disponibilizar dados para ações pedagógicas mais assertivas e individualizadas.

Foto 2: PEC Nilcéia Souza embaixadora de Língua Portuguesa     Foto 3: Professores de LP e Coordenadores participando da dinâmica


KHAN ACADEMY

Visa apoiar a compreensão dos níveis de aprendizagem individual dos estudantes, facilitando seu diagnóstico e amparando a seleção de recursos para fortalecer e diversificar as práticas pedagógicas em Matemática. Possibilitar a construção de trilhas personalizadas através da interação dos estudantes com a plataforma, respeitando os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem através da interação com tecnologia educacional de abordagem gamificada. 


Foto 3: PEC Érika Rodrigues embaixadora de Matemática               Foto 4: Professores de Matemática navegando na  Plataforma    


O próximo passo desta ação é a replicabilidade da formação, até ao final do mês de agosto, nas respectivas Unidades Escolares com o apoio dos coordenadores e dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.