No
início do mês de novembro de 2024, os estudantes do ensino fundamental da
Escola Estadual Olga Yasuko Yamashita da cidade de Pirapozinho, realizaram atividade
interativa de quebra-cabeça, para revisar os objetos de conhecimentos estudados
ao longo do ano letivo.
A
partir das habilidades e conteúdos descritos na Matrizes de Referência de
Avaliação do SARESP, a lista de descritores da prova, o Currículo Paulista e os
documentos de escopo e sequência 2024, foi desenvolvida pela professora Denise
Martins Aznar que ministra aulas de ciências, a atividade de quebra-cabeça da
revisão, possibilitando o engajamento dos estudantes no desenvolvimento e
consolidação dos conhecimentos em defasagem.
A
análise dos descritores, a priorização dos conteúdos programáticos, o material
digital, foram fundamentais para elaboração da atividade de quebra-cabeça da
revisão e permitindo a participação ativa de todos os estudantes, além de
promover maior engajamento durante a aula, resgatando, retomando e consolidando
os conhecimentos construídos ao longo do ano letivo.