Os
estudantes do ensino fundamental da E.E. Olga Yasuko Yamashita participaram do
projeto Graffiti e Valorização da Mulher, oportunizando aos estudantes a
expressão de sentimentos e ideias acerca da valorização da mulher, por meio da
arte visual, aplicando os elementos estéticos presentes na arte do Graffiti.
A
inspiração para a realização desse projeto se deu a partir das pelas alunas
Evelyn Gabrielli Tolin dos Santos, Isadora Lucas Camargo, Sophia Correa dos
Santos, que cursam o 7º ano do Ensino Fundamental, que solicitaram a mediação
da professora de ciências Denise Martins Aznar, a oportunidade de incluir o
Graffiti no contexto escolar. Assim sendo, as alunas protagonistas e a
professora, desenvolveram atividades com os estudantes dos anos finais do ensino
fundamental. Apresentaram um breve histórico sobre a arte do Graffiti,
ressaltando a diferença entre Graffiti e pichação, bem como os principais
elementos que caracterizam essa arte. Realizaram uma roda de conversa sobre as
conquistas femininas, mulheres que se destacam como grafiteiras, os desafios
enfrentados frente e a necessidade de nos posicionarmos diante das
desigualdades de gênero. Na sequência todos os alunos foram convidados a
produzirem de desenhos e/ou frases como instrumento de expressão artística por
meio do Graffiti, e os trabalhos confeccionados fizeram parte de um grande
painel, exposto para toda a comunidade escolar.
A
arte do Graffiti foi utilizada como forma de expressão comportamental e de
crítica social, potencializou a comunicação e expressão, estimulando a reflexão
e o protagonismo juvenil. Além fomentar as discussões acerca do Dia
Internacional da Mulher, trazendo o conhecimento do mundo do educando para a
realidade escolar, criando um vínculo entre escola e a comunidade, tornando o
espaço escolar um ambiente acolhedor e agradável a todos.
O
projeto foi estrategicamente desenvolvido no mês de março em celebração ao Dia
Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Mundial do Graffiti (27 de março).
Utilizando a arte urbana do Graffiti como forma de expressar as conquistas
femininas ao longo do século, os desafios enfrentados, o combate às
desigualdades sociais, a discriminação de gênero e o feminicídio. Todas as
atividades foram desenvolvidas nas dependências da E.E. Olga Yasuko Yamashita,
localizada na cidade de Pirapozinho – SP, fomentando o protagonismo juvenil e
estreitando os laços entre a escola e a comunidade.
O projeto partiu do interesse das estudantes protagonistas em desenvolver o painel de arte contemporânea urbana. Mais do que dar voz aos estudantes, as pesquisas sobre o grafitismo e as discussões acerca da valorização da mulher, possibilitaram a construção de conhecimentos de relevância social e cultural. O engajamento dos estudantes durante as atividades, além da valorização dos estudantes, por meio da exposição dos trabalhos em local visível a toda comunidade escolar. Para além do protagonismo, engajamento e valorização dos estudantes, o projeto permitiu a discussão de temas de relevância social, potencializando a curiosidade em aprender e a abertura ao novo por toda a comunidade escolar, despertando o interesse em saber mais sobre o Graffiti como arte urbana e discussão acerca do papel da mulher na sociedade.