Você sabia que quando
ensinamos, é quando mais aprendemos?
Conheça a Pirâmide de Aprendizagem de William
Glasser.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013)
aplicou sua teoria da escolha para a educação. De
acordo com esta teoria, o professor é um guia para o
aluno e não um chefe.
Glasser explica que não se deve trabalhar
apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente
esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra
sugere que os alunos aprendem efetivamente com
você, fazendo.
Além disso, Glasser também explica o grau de
aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.
Esta é a pirâmide de aprendizagem:
Segundo a teoria nós
aprendemos:
· 10%
quando lemos;
· 20%
quando ouvimos;
· 30%
quando observamos;
· 50%
quando vemos e ouvimos;
· 70%
quando discutimos com outros;
· 80%
quando fazemos;
· 95%
quando ensinamos aos outros.
A teoria de William Glasser vem amplamente sendo
divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora, é uma
das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois
ela demonstra que ensinar, é aprender!
“A boa educação é aquela em que o professor pede para
que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para
promover a compreensão e o crescimento dos estudantes.” (William Glasser)
