quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA



No último dia 12 de dezembro, os professores articuladores do Programa Escola da Família, participaram de uma ATPC diferenciada, cujos objetivos foram: compartilhar as boas práticas de atividades e projetos desenvolvidos nos cinco eixos (aprendizagem, saúde, trabalho, esporte e cultura) e promover reflexões sobre como cada professor articulador do Programa Escola da Família pode melhorar sua contribuição nas atividades do eixo aprendizagem em 2020. 

Cada professor articulador apresentou as boas práticas utilizando slides e vídeos, e ao final responderam perguntas sobre a apresentação. 

O momento foi rico para sistematizar, refletir e trocar experiências educacionais desenvolvidas ao longo do ano nas Unidades Escolares, além de propiciar a valorização e promoção dos trabalhos e projetos realizados pelos professores articuladores, educadores universitários, voluntários e demais parceiros do programa nas unidades escolares; elevando a autoestima dos envolvidos, criando estímulo e atentando para a necessidade do trabalho em equipe em prol da qualidade da educação e da formação integral da comunidade intra e extra escolar. 

A professora articuladora, Iocléres, diz que, “A Orientação Técnica: Ampliando o Horizonte Leitor desenvolveu várias ações referentes à leitura, foi muito produtiva e inovadora”. 

Um outro professor relata que a Orientação Técnica: “Folclorista Brasileiro – Luís Câmara Cascudo” enriqueceu muito, pois tiveram mais conhecimentos sobre a vida do autor, suas curiosidades e sobre o folclore no Brasil. 

Já a supervisora, Silvana, enfatiza, “O momento é de extrema importância, porque nos coloca a par de cada realidade das Unidades Escolares e traz interação nas atividades desenvolvidas ao longo do ano com troca de experiências para serem avaliadas, replicadas e muitas vezes tomar novos rumos para o ano vindouro”. 

A PCNP responsável pelo programa, Paula Marielly, considera que o momento foi rico e deve ser realizado no ano de 2020, pois há necessidade de disseminar boas práticas que demonstrem impactos no eixo aprendizagem contribuindo para a melhoria do fluxo escolar. 

De modo geral, os professores relataram nas avaliações preenchidas que as formações desenvolvidas durante o ano foram ótimas e serviram para aprimorar o aprendizado e replicar as ações aos finais de semana. 

Para ter acesso as apresentações acessem o link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1NwLmtZcSpSmplzQkkExMNb57M3UZFRga

Momentos durantes o evento