sexta-feira, 18 de junho de 2021

Professora da Sala de Leitura da Escola Whitacker utiliza App CANVA em projeto temático atendendo alunos Público-Alvo da Educação Especial

Imagem do aplicativo CANVA utilizado para criação do roteiro adaptado para alunos público-alvo da Educação Especial

Notícia elaborada pela professora Simone Aparecida Duela 

que atua na Sala de Leitura da E.E. Coronel Francisco Whitacker.


Um dos grandes desafios da escola é propiciar a inclusão dos alunos com deficiência intelectual e foi com este intuito que a Sala de Leitura da E.E. Coronel Francisco Whitacker, sob responsabilidade da Prof.ª Simone A. Duela desenvolveu um roteiro de atividade utilizando o aplicativo Canva.

A proposta partiu do estudo em ATPC organizado pela PC Fatima Barossi que contou com o estudo da INSTRUÇÃO CGEB, DE 14 DE JANEIRO DE 2015 /D.I. e a Resolução SE 68, de 12-12-2017.

Os alunos atendidos na escola têm por caraterística estarem na fase pré-silábica e silábica e alguns evoluindo para a fase silábico-alfabética, portanto, houve a preocupação em desenvolver atividades que preencham estes requisitos e possibilite a professora especializada em deficiência intelectual Elidinéa Rosa Bezerra ter um material de apoio.

Como parte da proposta também, foi desenvolver um material atrativo que possibilitasse ao aluno de forma interativa acessar dentro da plataforma diversos recursos além de papel e caneta.

Desta forma, o roteiro tem como inspiração a Festa Junina contextualizado com uma música junina, Pedro, Antônio e João (vídeo no Youtube), legendada para que possam acompanhar a sonoridade das sílabas cantadas.

Na sequência foi elaborado um formulário (Google forms) onde o aluno através da imagem associada às palavras possa ativar suas lembranças e expressar sua opinião sobre o evento.

Em seguida, estabelece a interpretação da música em uma atividade impressa, onde o aluno pode exercitar a escrita, bem como, identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.

Ao final, utilizando outro vídeo do Youtube o aluno tem a oportunidade de assistir à confecção de dobradura de um balão junino, e assim, desenvolver a atenção, coordenação visual e auditiva e psicomotora, quesitos essenciais para o desenvolvimento cognitivo no processo de ensino e aprendizagem.

Confira o roteiro no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1AzdI-yrZxmfojoMqlu7wzpHfNZ0wumzb/view?usp=sharing