
No dia 04 de junho de 2021 foi realizada a Oficina Programa Escola da Família (PEF) – Educação ambiental: uma visão global sobre as responsabilidades de cada agente social na preservação/conservação do meio ambiente.
A partir de uma perspectiva crítica, a temática da Educação Ambiental foi trabalhada por um viés crítico conduzindo às reflexões sobre o consumismo característico da sociedade capitalista e sobre as responsabilidades de cada ator social, em especial as grandes empresas, na degradação ambiental.
Considerando que a EA é trabalhada nas escolas pelo viés da diminuição do consumo de água e energia, preservação da natureza (leitos de rios, parques, praças e preservação das áreas verdes) e reciclagem de materiais, propusemos nessa oficina uma reflexão sobre a necessidade de ir além dessa visão reducionista, contemplando uma aprendizagem mais abrangente que possibilite a compreensão da relação entre o que acontece no âmbito local e global.
Nesta perspectiva, faz-se necessário formar os estudantes e a comunidade local para que, além das ações cotidianas de cuidados com o meio ambiente, sejam conscientes e consigam identificar os “grandes vilões” da crise ambiental, atuando de forma crítica, cobrando o Estado por políticas públicas efetivas de preservação/conservação ambiental, atentando-se à responsabilidade socioambiental das grandes empresas e sendo consumidores conscientes.
No final da formação, as equipes do PEF produziram alguns materiais sobre a temática em tela que podem ser acessados nos links:
https://drive.google.com/drive/folders/1ot7gPv7LY6w_pEewf6Ens1dTvc3St9pt?usp=sharing
https://www.flipsnack.com/6C96AC99E8C/2021-06-04-revista-pef-caiab.html