‘’ O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas’’ (RIBEIRO, p.69)
A palavra e o sentido de Poder em nossa sociedade possui diversas definições, neste trecho iremos falar um pouco sobre o PODER em ''SER ESCUTADO'' inteiramente. Nesse sentido ''Lugar de Fala'' é o espaço que determinadas vozes (pessoas e grupos) tem de serem escutadas e acreditadas.
Uma referência sobre o assunto é a obra “Pode o subalterno falar?”, da autora Gayatri Spivak, pois a leitura proporciona reflexões acerca dos intelectuais para não apenas falarem no lugar dos sujeitos ''subalternos'', mas para que esses (os sujeitos subalternos) possam se autorrepresentar, e não serem apenas objetos de estudo. Nesse sentido caros leitores, indicamos igualmente o livro ''O que é lugar de fala'' da autora Djamila Ribeiro.
Para acessar mais materiais sobre o assunto clique no link abaixo:
👉EDSG
Referências
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; 2017. (Feminismos plurais).
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno falar? tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2010.