quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Aluna da E.E. Francisco Pessoa, em Presidente Prudente, é contemplada com bolsa do PIBIC Júnior



Notícia elaborada pela EE Francisco Pessoa.

Aluna da E.E. Francisco Pessoa, em Presidente Prudente, é contemplada com bolsa do PIBIC Júnior. Projeto foi elaborado com objetivos do conhecimento da área de CHS da unidade.

Ana Beatriz Nunes Gonçalves, aluna do 3º ano do Ensino Médio da E.E Francisco Pessoa, participará como bolsista do projeto “Levantamento e identificação da produção do Quintal Agroecológico localizada em um campus da Unesp”, financiado pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio - PIBIC Júnior. 

O programa busca envolver os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas para incentivar potenciais talentos com vocação para o desenvolvimento da pesquisa científica, através da participação em atividades acadêmicas vinculadas às universidades e grupos de pesquisa.  

O pesquisador Prof. Dr. Carlos Alberto Feliciano, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente será o orientador da pesquisa. A Profa. Maria Aparecida Martins dos Santos, docente do na E.E. Francisco Pessoa, será a supervisora da estudante na Unidade Escolar.  

O objetivo do projeto é realizar o levantamento e a identificação das espécies alimentícias que são cultivados no Quintal Agroecológico da FCT/UNESP, junto isso, evidenciar a diversidade produtiva através da abordagem agroecológica, as técnicas de produção sustentáveis e a rede de consumo desses alimentos. O projeto busca como resultado também a elaboração de uma cartilha de alimentação saudável, que será distribuída na escola e na universidade. 

O Quintal Agroecológico é um projeto do Coletivo de Pesquisadores CEETAS (Centro de Estudos de Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde) e apoiado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela reitoria da universidade. O objetivo do projeto é criar um espaço sustentável para a produção de alimentos saudáveis, promover educação ambientar, debater segurança alimentar e fortalecer a relação entre a comunidade, escola e universidade, através do tripé pesquisa, ensino e extensão. A produção inclui espécies que atendam às necessidades alimentares e medicinais da comunidade, melhorando a qualidade do solo e a estrutura ecológica do local.