sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Estado de São Paulo premia 120 municípios destaques na Avaliação de Fluência Leitora

 


Diretoria de Ensino de Presidente Prudente tem 2 municípios homenageados



 As Articuladoras Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA/Renalfa) Fábia Medeiros, Rosângela Fachiano da Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente – SP e Eva Lúcia (professora representante da UNDIME – SP), estiveram presentes nesta terça-feira (20/02), na Sala São Paulo, capital paulista, no evento realizado pelo Governo do Estado, para premiar os 120 municípios Destaques em Alfabetização de 2023. Os municípios de Presidente Prudente e Pirapozinho foram homenageados na categoria de maior percentual de leitores na Avaliação Somativa de Fluência em Leitura. As cidades foram destaque entre os 120 municípios paulistas premiados, das 600 que participaram da avaliação.


(Articuladoras: Eva Lúcia, Fábia Medeiros, Márcia Bernardes e Rosângela Fachiano)

Participaram da solenidade, o governador Tarcísio de Freitas e o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, os quais lançaram o Programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 Diretorias de Ensino, ofertar material didático, realizar formação continuada de professores, aumentar os resultados da Avaliação da Fluência em Leitura e, principalmente, melhorar a aprendizagem dos estudantes no processo de alfabetização. 


Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluência é um instrumento avaliativo em larga escala, implementado na rede pública de ensino desde 2018 e tem por objetivo aferir a oralização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. As escolas dos municípios jurisdicionados à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, tem participado de todas as edições, apresentando melhoria no processo de ensino e aprendizagem, bem como avanço nos resultados.

Reconhecimento

O reconhecimento Estadual destaca a importância do trabalho coletivo na promoção da aprendizagem de nossas crianças. Isso só foi possível em decorrência do engajamento dos municípios, o comprometimento das escolas, gestores e articuladores regionais e municipais, a dedicação dos professores, a participação dos estudantes e familiares. A eles, todo o mérito e agradecimento!